O novo filme de Anna Muylaert, A Melhor Mãe do Mundo, segue emocionando plateias e reforçando seu lugar de destaque no cinema brasileiro atual. No último fim de semana, o longa conquistou dois importantes reconhecimentos: foi premiado tanto no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, quanto no tradicional CINE PE, em Recife.
Com distribuição da +Galeria e produção da Biônica Filmes, em coprodução com o grupo Telefilms, o filme apresenta uma história comovente e potente, que tem encantado jurados e público por onde passa. Sensível e contundente, o drama reafirma o talento de Muylaert e se posiciona como uma das estreias nacionais mais marcantes de 2025.
Filme de Anna Muylaert coleciona prêmios e emociona plateias ao redor do mundo
A Melhor Mãe do Mundo, novo longa de Anna Muylaert, vem trilhando uma jornada impressionante pelos festivais de cinema, conquistando público e crítica com sua força narrativa e estética singular. Em sua mais recente passagem pelo circuito, o filme foi celebrado em duas frentes: no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, um dos mais importantes da América Latina, e no CINE PE, um dos principais palcos do cinema nacional.
No FICG, a produção foi laureada com três prêmios: Shirley Cruz recebeu o troféu de Melhor Interpretação, Anna Muylaert foi reconhecida pelo Melhor Roteiro, e Lílis Soares venceu por sua impactante direção de fotografia. Já em solo brasileiro, no CINE PE, o reconhecimento foi ainda mais amplo: o longa venceu como Melhor Filme pelo Júri, além de levar Melhor Roteiro (Muylaert), Melhor Atriz (Shirley Cruz), Melhor Atriz Coadjuvante (Rejane Faria) e Melhor Montagem.



Essas novas conquistas ampliam uma trajetória já notável. Desde sua estreia mundial no Festival de Berlim, o filme tem circulado por prestigiados eventos internacionais. Na França, foi premiado no La Fiesta Del Cine, em Nice, e no CinéLatino Toulouse, onde recebeu o Prêmio do Público, além dos troféus Rail D’Oc e Cine+ Festival, que garantem sua exibição no Canal+. Nos Estados Unidos, foi destaque na 68ª edição do San Francisco International Film Festival.

Protagonizado por Shirley Cruz e Seu Jorge, A Melhor Mãe do Mundo acompanha a história de Gal, uma mulher catadora de recicláveis que foge de um relacionamento abusivo e tenta reconstruir a vida nas ruas de São Paulo com os filhos Rihanna (Rihanna Barbosa) e Benin (Benin Ayo). O elenco ainda reúne Luedji Luna, Rejane Faria, Rubens Santos, com participações especiais de Katiuscia Canoro, Lourenço Mutarelli e do rapper Dexter.
Com uma abordagem que mescla lirismo, urgência social e potência visual, o filme se consolida como um dos grandes destaques do cinema brasileiro contemporâneo, uma obra necessária, que dá voz a histórias invisibilizadas e segue arrebatando audiências ao redor do mundo.
A Melhor Mãe do Mundo, novo filme de Anna Muylaert, chega às telonas no dia 7 de agosto, com distribuição da +Galeria.

Sinopse: Para escapar de um relacionamento abusivo, Gal coloca seus dois filhos pequenos no carrinho de reciclagem que usa para coletar lixo nas ruas da cidade e foge. Sozinha e enfrentando os perigos da falta de moradia, ela os convence de que estão em uma aventura.
Ficha técnica
Título original: A Melhor Mãe do Mundo
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 106’
Ano de Produção: 2025
Áudio: 2.0 e 5.1
Formato: 4K 2D FLAT
Versões: Original (Português)
Direção: Anna Muylaert
País do Diretor: Brasil
Elenco: Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa, Benin Ayo, Luedji Luna, Rubens Santos, Rejane Farias, Lourenço Mutarelli
Participação Especial: Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e Dexter
Roteirista: Anna Muylaert
Produtores: Ricardo Costianovsky, Tomás Darcyl, Gabriel Gurman, Clara Ramos, Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho e Anna Muylaert
Produtor Executivo: Deborah Nikaido, Leonardo Mecchi e Anatalia Lyrio
Colaboração de Roteiro: Mariana Jaspe
Direção de Arte: Maíra Mesquita e Juliana Ribeiro
Direção de Fotografia: Lílis Soares
Figurino: Nina Maria e Yuri Kobayashi
Maquiagem: Simone Souza
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Montagem: Fernando Stutz
Som Direto: Ruben Valdes
Música Original: André Abujamra e George Nahssen
Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC
Supervisão Musical: Anna Muylaert e Fernando Stutz
Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Reis, ABC
Direção de Produção: Henrique Lapa
Direção de Elenco: Gabriel Domingues
Distribuidora: Galeria Distribuidora
Elenco
Shirley Cruz – Gal
Seu Jorge – Leandro
Rihanna Barbosa – Rihanna
Benin Ayo – Benin
Luedji Luna – Valdete
Rubens Santos – Anivaldo
Rejane Faria – Munda
Lourenço Mutarelli – Reginaldo
Kauezinho Rodrigues – Valdo
João Fellipe Felix – Neto
Participações especiais de:
Katiuscia Canoro – Delegada
Ayomi Domenica – Adjane
Dexter – Babu


