
Em comemoração aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, a Fundação Japão, em parceria com a Sato Company, apresentam uma experiência cinematográfica única no dia 23 de março: o Cinema Kabuki.
O projeto especial visa fortalecer os laços históricos e culturais entre Brasil e Japão, trazendo ao público brasileiro uma forma inovadora de apreciar o Kabuki, uma das mais tradicionais formas de teatro japonês.
Ainda no dia 23 de março, a SATO COMPANY exibirá mais três obras contemporâneas do cinema japonês. Confira mais detalhes da programação abaixo.
A peça tradicional do teatro Kabuki “Sannin Kichisa (Três Ladrões chamados Kichisa)” será exibida às 11h. O Cinema Kabuki capta a expressividade, o dinamismo e os detalhes das performances teatrais do Kabuki por meio de técnicas cinematográficas de alta qualidade, permitindo uma experiência imersiva e envolvente.
Criado pela Shochiku, o Cinema Kabuki utiliza tecnologias de filmagem de alta definição para registrar as apresentações teatrais e transportá-las para o universo do cinema. Desde sua estreia, em 2005, com “Nezumi Kozo – Versão Noda”, diversas obras clássicas e contemporâneas foram adaptadas, oferecendo ao público uma vivência autêntica do teatro japonês.
O Cinema Kabuki diferencia-se por capturar os mínimos detalhes da atuação, incluindo expressões sutis, gestos e respiração dos atores, além de figurinos e cenografia elaborados, ampliados pela qualidade cinematográfica e design de som imersivo. Uma oportunidade de vivenciar uma das expressões mais autênticas da cultura japonesa através da tela do cinema.
Em seguida, às 14h, o SATO CINEMA exibirá o inédito HOKUSAI (2020), dirigido por Hajime Hashimoto, que conta a trajetória do lendário artista japonês, nascido em 1760, durante o chamado período Edo. Hokusai orientou gerações de artistas graças às suas representações da natureza e de cenas cotidianas urbanas e produziu aos 70 anos a icônica pintura “A Grande Onda de Kanagawa”.
Já TOKYO REVENGERS (2021) será exibido às 16h30. O live action é adaptado do mangá de Ken Wakui, que vendeu mais de 30 milhões de exemplares. O filme dirigido por Tsutomu Hanabusa repetiu o sucesso em sua encarnação live-action, sendo a maior bilheteria do Japão no ano de sua estreia.
Por fim, FAMÍLIA (2023), será exibido às 18h30. O filme é um drama sobre laços de afeto que aborda também a imigração brasileira no Japão. Koji Yakusho é protagonista da obra. Ícone do cinema japonês, o ator ficou mundialmente conhecido por ‘Dias Perfeitos’, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 e que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no 76º Festival de Cinema de Cannes.
Confira os horários da programação do dia 23/03:
11h: TRÊS LADRÕES CHAMADOS KICHISA (legendado)
14h: HOKUSAI (legendado)
16h30: TOKYO REVENGERS (legendado)
18h45: FAMILIA (legendado)
SANNIN KICHISA – TRÊS LADRÕES CHAMADOS KICHISA (2014, 136 min)
Escrito por Mokuami Kawatake, em 1860
Direção de Palco e Cinema Kabuki: Kazuyoshi Kushida
Gravado no Theater Cocoon, Shibuya, Tóquio, 2014
Elenco: Kankuro Nakamura, Shichinosuke Nakamura, Matsuya Onoe
Legendas em português
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: No início do século XIX, Edo (antiga Tóquio) estava repleta de delinquentes juvenis e foras da lei. O submundo também estava instaurado. Em uma escura noite de Ano-Novo, três ladrões se encontram por acaso. Sentindo compaixão mútua, rapidamente juram fraternidade. No entanto, não sabem que esse encontro é apenas um marco em seus destinos. Muito antes de se conhecerem, os destinos de suas vidas já estavam entrelaçadas. Uma complexa trama do destino acaba levando-os à morte.
Essa peça Kabuki mistura drama, ação e moralidade, explorando a relação entre destino, crime e lealdade. Destaque para os talentos de Kankuro Nakamura, Shichinosuke Nakamura e Matsuya Onoe, três dos mais promissores jovens atores de Kabuki, que protagonizam esta peça clássica, em uma produção inovadora de Kushida, apresentada em 2014 no Theater Cocoon, localizado no distrito de Shibuya, em Tóquio.
HOKUSAI (2020, Biografia, 129min)
País: Japão
Direção: Hajime Hashimoto
Roteiro: Len Kawahara
Elenco: Yuya Yagira e Min Tanaka
Casting: Kei Kawamura
Sinopse: O longa conta a trajetória do lendário artista japonês Katsushika Hokusai, que viveu entre 1760 e 1849, durante o chamado período Edo. Hokusai foi precursor do movimento estético conhecido como i ukiyo-e (semelhante à xilogravura). Seu trabalho orientou gerações de artistas graças às suas representações da natureza e de cenas cotidianas urbanas. A mais conhecida das suas pinturas é “A Grande Onda de Kanagawa”, produzida quando ele tinha 70 anos.
TOKYO REVENGERS (2021, Ação, Crime, Drama, 120 Min)
Direção: Tsutomu Hanabusa
País: Japão
Idioma: Japonês
Legendas: Português
Elenco: Takumi Kitamura, Yûki Yamada, Yôsuke Sugino, Keita Arai, Kazuki Horike, Mio Imada
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Takemichi Hanagaki é um desempregado que sobrevive de bicos, mora em um apartamento pequeno e é virgem. Ele descobre que sua ex-namorada da escola, Hinata Tachibana, a única garota que ele amou, foi morta pela Gangue Manji de Tóquio. Um dia após a notícia, ele está na beira da plataforma do trem e é empurrado pela multidão. Ele fecha os olhos e se prepara para morrer, mas ao abrir, ele volta no tempo para os seus dias de ensino médio. Para salvar a namorada, o desesperado Takemichi decide se vingar de sua vida e parar de fugir de si mesmo.
FAMÍLIA (2023, Drama, 121min)
Direção: Izuru Narushima
País: Japão
Roteiro: Kiyotaka Inagaki
Produção: Tomoo Itô
Elenco: Koji Yakusho, Ryô Yoshizawa, Lucas Sagae, Malyka Ali, Fadile Waked
Direção de Fotografia: Jun’ichi Fujisawa
Trilha Sonora: Gorô Yasukawa
Montagem: Hirohide Abe, Ai Sanjô
Sinopse: Uma história emocionante que retrata pessoas tentando criar uma “família”, superando diferenças de circunstâncias. Seiji Kamiya (Koji Yakusho) é um artesão que vive sozinho, trabalhando como ceramista. Quando seu filho Manabu retorna ao Japão para trabalhar com o pai, eles conhecem Marcos (Lucas Sagae), um jovem brasileiro que vive em um conjunto habitacional, onde sofre um acidente quando está fugindo de uma gangue. Esse grupo irá formar uma espécie de família, com a qual vão tentar superar juntos as diferenças do presente e as marcas do passado e conviver encontrando empatia e forças mútuas para seguir em frente.
Sato Cinema (23 de março)
Data e horário: 23/03/2025 (Domingo) – 11h
Local: Sato Cinema (Grande Auditório do Bunkyo)
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade (próx. estação São Joaquim do metrô)
Ingressos: R$ 35 (inteira) / R$ 17,50 (meia entrada) | capacidade de 758 pessoas + 2 cadeirantes | Ingressos podem ser adquiridos no site https://www.ingresso.com/cinema/sato-cinema?city=sao-paulo ou presencialmente, uma hora antes da exibição
Realização: Fundação Japão e Sato Company
Publicar comentário