
Misturar plataforma 3D com puzzles de combinação de cores, combate com bolhas e criaturas gelatinosas já soa divertido por si só. Agora, adicione a possibilidade de jogar tudo isso ao lado de um amigo, no meu caso joguei com minha irmã, e o resultado é POPUCOM, da Hypergryph, um título que me fisgou logo de cara. Sempre tive um fraco por jogos que testam lógica e reflexos, e POPUCOM entrega exatamente isso, com carisma e criatividade de sobra.
O convite para experimentar o jogo foi aceito sem hesitação, e a experiência? Superou minhas expectativas em todos os aspectos.
Jogabilidade
Em POPUCOM, tudo gira em torno do trabalho em equipe. Seja enfrentando os desafios do modo história a dois ou entrando na bagunça coordenada do modo grupo com até quatro pessoas, o jogo foi feito para ser vivido em parceria. E vale o aviso: jogar sozinho não é uma opção aqui. Sem um companheiro ao lado, você nem sai da fase inicial.
POPUCOM não economiza nos desafios que exigem sintonia entre os jogadores. Um momento você está redirecionando lasers para abrir caminho para o parceiro; no outro, desviando dos disparos de uma torre que insiste em bloquear a passagem de vocês dois. E quando acha que já viu de tudo, lá estão seus gatos, sim, gatos, ajudando a erguer plataformas para atravessar abismos. Tudo isso enquanto tentam não despencar no vazio. No fim das contas, o jogo funciona como um grande laboratório de cooperação: ou vocês se entendem, ou nada feito.
Você, um canhão de cores e um mundo à beira do caos: Isso é POPUCOM
Nada como ser arrancado do conforto do seu planeta para resolver problemas interplanetários, certo? Em POPUCOM, você é o azarado ou sortudo, escolhido para salvar um mundo estranho tomado por slimes coloridos e uma criatura gigante em forma de bola que parece ter saído de um pesadelo pastel de feira.
Sua jornada começa ao lado do assistente maluco de um doutor misterioso e se desenrola a partir da sua nova base: a Panqueca. Sim, esse é o nome da base. E sim, é tão deliciosa quanto parece. A partir daí, você recebe o Rainbow Popper, uma arma em forma de canhão de braço que dispara gel colorido chamado Pomu. A ideia? Combinar cores. Três ou mais slimes da mesma cor e boom, elas desaparecem. Tipo Puzzle Bobble, só que no meio de um caos com monstros te perseguindo ou chefes gigantes querendo te transformar em geleia.
Mas não se preocupe, você não vai enfrentar tudo isso com uma mão nas costas. Ao longo do caminho, você desbloqueia artefatos especiais para facilitar sua vida e, claro, ganha moedinhas para gastar com o que realmente importa: roupas estilosas. Chapéus, cabelos, sapatos, visuais alternativos… até o seu arco-íris pode ganhar um toque personalizado. Porque salvar mundos é importante, mas fazer isso com estilo é essencial.
POPUCOM é um espetáculo visual, cada cenário é um mergulho em paisagens que lembram contos ilustrados, onde tudo vibra em tons vivos e cheios de personalidade. Os personagens não apenas se movem, eles se expressam com uma energia quase teatral. A arte do jogo não tenta impressionar com realismo, mas sim envolver, convidando você a caminhar por um universo que é puro aconchego visual, feito para ser descoberto com olhos curiosos e coração leve.
Conclusão
POPUCOM é daqueles jogos que não demoram para conquistar. À primeira vista, seu visual vibrante e cheio de personalidade já chama atenção, mas é no momento em que você começa a interagir com o mundo ao lado de um amigo que tudo realmente ganha vida. A experiência cooperativa não é só um recurso, é o coração do jogo, costurando cada desafio e mecânica com um senso constante de parceria.
Logo nos primeiros níveis, os quebra-cabeças são introduzidos de forma intuitiva, equilibrando acessibilidade e complexidade de um jeito que acolhe novos jogadores sem abrir mão de provocar raciocínio. Tudo é cuidadosamente construído para ensinar sem tutoriais longos, preparando o terreno para fases mais elaboradas sem tornar o começo cansativo ou frustrante.
A narrativa segue um tom leve e encantador, cheia de carisma e pequenos momentos que fazem sorrir. Há algo de genuinamente especial em resolver enigmas lado a lado. POPUCOM acerta em cheio nisso.
A Hypergryph entregou uma experiência surpreendentemente refinada, divertida e, acima de tudo, acolhedora. Terminei minha primeira sessão querendo mais, e isso, para mim, é sempre um sinal de que um jogo encontrou sua magia.
NOTA | 5/5
O lançamento será no dia 02/06/2025.
O jogo é desenvolvido pela Hypergryph, e distribuído pela GRYPHLINE.
Plataforma: PC
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