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Hirokazu Kore-eda ganha primeira grande retrospectiva no Brasil no CCBB Rio

CCBB Rio apresenta mostra inédita dedicada a Hirokazu Kore-eda, um dos grandes nomes do cinema contemporâneo japonês

Entre os dias 16 de julho e 11 de agosto de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro será palco da primeira grande retrospectiva no Brasil dedicada ao cineasta Hirokazu Kore-eda, vencedor de prêmios em festivais como Cannes, Veneza e San Sebastián.

Intitulada “O Cinema de Hirokazu Kore-eda”, a mostra reúne 29 produções que traçam um amplo retrato da carreira do diretor, com curadoria de Raquel Gandra. A seleção contempla desde suas primeiras experiências na televisão japonesa, nos anos 1990, passando por títulos icônicos da filmografia, até obras mais recentes, incluindo um curta-metragem inédito realizado em 2025.

O público poderá assistir a filmes raros, documentários, dramas consagrados e também aos longas que Kore-eda realizou fora do Japão, revelando a amplitude temática e geográfica de sua obra. Além disso, a mostra permite observar como seu cinema evoluiu ao longo de três décadas, refletindo questões sociais, relações familiares e as transformações culturais do Japão contemporâneo.

Com entrada gratuita, os ingressos são distribuídos no dia de cada sessão, a partir das 9h, tanto na bilheteria quanto pelo site bb.com.br/cultura.

Após passar por Brasília, o projeto que tem patrocínio do Banco do Brasil, segue para São Paulo nos próximos meses, oferecendo aos cinéfilos brasileiros a chance rara de mergulhar no universo sensível e profundamente humano de um dos diretores mais influentes da atualidade.

Com olhar sutil e profundamente humano, Kore-eda transforma o cotidiano em cinema de rara sensibilidade

Conhecido por seu estilo discreto, quase invisível, Hirokazu Kore-eda constrói narrativas com uma precisão silenciosa e um afeto contido, que revelam as dores e afetos mais íntimos da experiência humana. Seus filmes são marcados por uma direção refinada e sem excessos, onde cada gesto tem peso, cada silêncio tem sentido.

Mais do que diretor, Kore-eda é também roteirista e montador da maioria de suas obras, o que lhe permite desenvolver uma linguagem cinematográfica própria, sutil, observadora e profundamente autoral.

Em homenagem à retrospectiva no Brasil, o cineasta gravou um vídeo especialmente para o público da mostra, que será compartilhado nas redes sociais do CCBB e da Firula Filmes, produtora responsável pelo projeto. Com simpatia e humildade, ele convida os espectadores a explorarem sua filmografia:

Gostaria que assistissem a mais de um filme. Com sorte, espero que encontrem ao menos um que realmente gostem. Ficarei muito feliz se isso acontecer. E quem sabe, um dia, possamos nos encontrar aí no Brasil.

 

Mostra reúne a filmografia completa de Kore-eda, de suas obras-primas a experimentações raras

A retrospectiva no CCBB Rio de Janeiro oferece ao público a rara oportunidade de acompanhar, em tela grande, todos os longas-metragens dirigidos por Hirokazu Kore-eda para o cinema, desde sua estreia até seus trabalhos mais recente, incluindo incursões internacionais e obras pouco conhecidas.

Entre os destaques está Maborosi – A Luz da Ilusão (1995), seu primeiro longa, adaptado do romance de Miyamoto Teru, vencedor do Osella de Ouro no Festival de Veneza. Logo depois vem o tocante Depois da Vida (1998), que projetou Kore-eda para o cenário internacional.

A mostra também inclui o marcante Ninguém Pode Saber (2004), protagonizado por Yagira Yuya, que se tornou o ator mais jovem a ganhar o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Em Pais e Filhos (2013), um dos seus maiores sucessos de público, Kore-eda venceu o Prêmio do Júri em Cannes e conquistou o coração dos brasileiros com o Prêmio do Público na Mostra de São Paulo.

O aclamado Assunto de Família (2018), talvez seu filme mais reconhecido no Brasil, levou a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de vencer em Veneza. Já o emocionante Monstro (2023), seu trabalho mais recente, traz a última trilha sonora composta por Ryuichi Sakamoto, a quem o filme é dedicado.

A retrospectiva não se limita às produções japonesas. Também será exibido A Verdade (2019), filmado na França, com Catherine Deneuve e Juliette Binoche, que abriu o Festival de Veneza. Entre as raridades, estão o curta publicitário A Raia Central (2021) e Última Cena (2025), realizado com um celular.

Fechando o panorama, a mostra inclui O Mundo de Acordo com Hirokazu Kore-eda (2013), um ensaio cinematográfico dirigido por Kogonada, que analisa com sensibilidade a estética e os temas do cineasta.

Essa seleção única revela não apenas a evolução artística de Kore-eda ao longo das décadas, mas também a riqueza e diversidade de sua filmografia do íntimo ao universal, do Japão ao mundo.

“O cinema dele nos aproxima do outro, em especial, aqueles que são alvo de preconceitos. Ele faz isso com delicadeza e riqueza de detalhes, focando em situações cotidianas e banais”, conclui Raquel Gandra curadora.

Programação paralela amplia a experiência da mostra com debates, curso e sessão acessível

A mostra O Cinema de Hirokazu Kore-eda no CCBB RJ traz uma programação complementar com foco em reflexão, formação e acessibilidade. No dia 8 de agosto (sexta), às 18h30, acontece um debate com a curadora Raquel Gandra e os professores João Luiz Vieira e Andréa França, com tradução em Libras.

De 30 de julho a 1º de agosto (quarta a sexta), das 14h às 17h, o pesquisador Hernani Heffner ministra o curso gratuito “O Cinema de Hirokazu Kore-eda”, com ingressos disponíveis no site ou bilheteria do CCBB RJ no dia de cada aula, a partir das 9h.

No dia 2 de agosto (sábado), às 15h, será exibida uma sessão acessível de Assunto de Família, com audiodescrição e Libras.

Essas atividades paralelas enriquecem a experiência da mostra, criando oportunidades de aprofundamento, diálogo e participação para públicos diversos.

Toda a programação e os detalhes sobre os filmes e atividades de O Cinema de Hirokazu Kore-eda estão disponíveis no site oficial.

O Cinema de Hirokazu Kore-eda

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Raquel Gandra

Produção: Julio Bezerra | Firula Filmes

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Criador de conteúdo do ON Pop Life, é apaixonado por cinema, cultura geek e pop japonesa. Atua há mais de 10 anos na cobertura de eventos, shows e já organizou eventos de anime.

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