
Nesta quarta-feira (30), o gamescom latam BIG Festival sponsored by Banco do Brasil deu início à maior premiação de jogos da América Latina, revelando os vencedores de sua primeira noite de celebrações. Com um total de 16 categorias premiadas, os títulos vencedores foram selecionados por um júri internacional composto por 49 especialistas do setor.
Reconhecido por destacar os jogos mais inovadores e promissores do mundo, o festival proporciona ao público a chance exclusiva de experimentar mais de 100 jogos em primeira mão. E isso é só o começo: no próximo domingo (4), o evento retorna com novas premiações e homenagens especiais.
A noite também foi marcada por um momento histórico. Shuhei Yoshida, figura lendária da indústria e ex-líder do programa PlayStation Indies, foi o grande homenageado com o Lifetime Achievement Award. O prêmio reconhece sua contribuição significativa para o universo dos games, tanto pelo incentivo a desenvolvedores independentes quanto pelo impacto duradouro em escala global.
Com um clima de celebração e entusiasmo, os indicados compareceram em peso, vibrando a cada anúncio. Torcedores animados e grupos com trajes temáticos tomaram conta da plateia do palco gamescom latam sponsored by KaBuM!, tornando a cerimônia ainda mais eletrizante.
Com transmissão ao vivo, o apresentador Maurício Somemzari agradeceu: “Esperamos que, de verdade, esse prêmio seja um impulso para esses estúdios. Essa é a alma dessa premiação”
Veja abaixo os vencedores das categorias principais:
O ganhador do Melhor Jogo e premiado com o cheque de 5 mil reais foi Nine Sols, um game de ação-plataforma 2D desenhado à mão e rico em narrativa, com combate focado em deflexão inspirado em Sekiro.
Quem levou o prêmio de Melhor jogo: América Latina foi Grizzly Man, da LCB Game Studio
O Melhor Jogo: Brasil ficou com o Mullet MadJack, desenvolvido pela Hammer 95 Studios e publicado pela Epopeia Games. Os desenvolvedores receberam o prêmio pessoalmente e agradeceram o apoio dos fãs que os motivaram a seguir em frente.
O vencedor da categoria Melhor Jogo Casual foi o Paper Trail, do estúdio Newfangled Games.
A Melhor Arte ficou por conta do Naiad, feito e publicado pelo HiWarp.
Quem levou o prêmio de Melhor Narrativa foi Neva, da Nomada Studio e publicado pelo Devolver Digital.
Na Melhor Gameplay, levou o prêmio o Animal Well, desenvolvido pela Shared Memory e publicado pela Bigmode.
Na categoria Inovação, quem levou o prêmio foi o Sol Cesto, de Geraud Zucchini & Chariospirales e publicado pela Goblinz Publishing.
O Melhor Jogo Mobile foi Levil Devil, da Unept, LLC
O prêmio de Melhor Multiplayer foi Bang Bang Barrage, do estúdio Monkey Bread e publicado por Spiral Up Games.
Agenda do Evento
– Quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio): das 9h30 até às 21h;
– Sábado (3 de maio): 11h até às 21h;
– Domingo (4 de maio): 11h até às 20h.

gamescom latam 2025
A gamescom latam 2025 já anunciou a participação de Pokémon Go, Warner Bros. Games, Mortal Kombat Level Infinite, Gravity, Steam, Gaules, Henk Rogers, Devolver e outros, na edição que acontecerá de 1 a 4 de maio de 2025 e promete muitos outros anúncios em breve. Localizado desta vez no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo, o evento será ainda maior, com novos projetos, participação de grandes empresas da indústria de games, campeonatos de e-Sports, meet & greets com criadores, palestras e muito mais. Os detalhes das atrações serão revelados em breve no site oficial e nas redes sociais, com a #gamescomlatam2025.
Publicar comentário