A Vitrine Filmes divulgou o pôster oficial de ZAFARI, novo longa da diretora venezuelana Mariana Rondón, que chega aos cinemas brasileiros em 5 de fevereiro. Coproduzido no Brasil pela Klaxon Cultura Audiovisual, o filme aposta em uma narrativa distópica para refletir sobre colapso social, escassez e a fragilidade das convenções humanas.
“Quantos dias você consegue ficar sem comer antes de se transformar em um animal selvagem?”, questiona um personagem do filme, sintetizando o conflito central da obra. Conhecida por construir histórias atravessadas pelas crises políticas e econômicas da Venezuela, Rondón imagina um país em ruínas, onde quem permaneceu enfrenta o esvaziamento das normas sociais, o desemprego e a fome como realidade cotidiana.
Nesse cenário, o personagem que vive em maior conforto é justamente o hipopótamo que dá nome ao filme. Recém-chegado ao zoológico da cidade, ele se torna símbolo de excesso em meio à privação: é o que mais come, o que parece mais protegido e o que desperta sentimentos contraditórios nos moradores ao redor. Sua presença impacta especialmente duas famílias, uma antiga elite que perdeu seus privilégios e outra, pobre, que decide abandonar qualquer compromisso com regras sociais.

Mariana Rondón define ZAFARI como uma fábula distópica construída a partir de impulsos primários. “A chegada do hipopótamo a um lugar aparentemente idílico vai elevando os instintos mais básicos dos vizinhos: a fome, o desejo e o medo. A vida é cada vez mais grotesca e uma moralidade duvidosa toma conta deles. Propomos ao espectador se ver nesse espelho enquanto acompanha os personagens observando a vida dos outros fascinados, horrorizados e excitados”.
A co-roteirista Marité Ugás destaca que a escolha por dialogar com o cinema de gênero foi essencial para intensificar o impacto do filme. “Todos os elementos apontavam para a necessidade de dar um passo em direção ao suspense e também um pouco ao terror. Mostrar a sensação física da fome nos pareceu importante para contar a história”, afirma.
A trajetória internacional de ZAFARI começou na mostra Horizontes Latinos, no Festival de San Sebastián, onde teve sua estreia mundial. Desde então, o filme passou por festivais na Alemanha, Grécia, Índia e Brasil, incluindo a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde aconteceu sua première nacional.
Com um elenco que mistura atores profissionais e não profissionais, o longa é resultado de uma ampla coprodução entre Brasil, Venezuela, Peru, México, França, Chile e República Dominicana. A estreia nos cinemas brasileiros acontece em 5 de fevereiro, com distribuição da Vitrine Filmes.



