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Crítica | Dormir de Olhos Abertos: sensível, mas frio, retrato da vida de imigrantes

Dormir de Olhos Abertos acompanha Kai, uma jovem chinesa que chega ao Recife após um término amoroso e, de forma quase casual, se aproxima de outros trabalhadores imigrantes que vivem à margem da cidade. O filme parte de cenas triviais, um ar-condicionado quebrado, uma visita a uma loja de guarda-chuvas, e logo se transforma em um passeio silencioso por espaços urbanos, atravessados por afeto, exílio e labuta diária, sempre permeados por uma sensação de deslocamento e isolamento.

Na trama uma mulher de Taiwan presa à espera de um encontro que não se concretiza; um ambulante que oferece objetos desalinhados com o entorno, como se vendesse ruídos ao silêncio; e uma jovem inserida num comércio familiar onde sua presença é tão invisível quanto sua função. Os personagens Xiao Xin, Fu Ang e Kai  percorrem o Recife como se estivessem passando por um sonho opaco, onde tudo lhes é estranho, distante. Eles não viajam para descobrir, mas para lidar com o que foi perdido.

A diretora Nele Wohlatz, em colaboração com Pío Longo, constrói uma narrativa que privilegia o distanciamento. Os enquadramentos amplos e a frieza da câmera criam uma barreira entre o espectador e os personagens, reforçando a sensação de que eles existem apenas para trabalhar ou se lamentar. O cinema observacional, sem aproximação emocional, transforma o cotidiano em uma espécie de estudo silencioso sobre solidão e alienação.

As cenas se acumulam de forma fragmentada, muitas vezes sem uma transição clara, exigindo atenção constante para compreender o fluxo da história. O efeito é uma experiência contemplativa, mas que pode se tornar dispersa em alguns momentos.

Um detalhe interessante é o uso predominante do espanhol, em vez do português. A protagonista aprende castelhano, se envolve com um argentino e a narrativa se concentra nesse idioma, acentuando ainda mais a sensação de distanciamento cultural, mesmo em um cenário brasileiro.

Embora a proposta de explorar a vida de imigrantes chineses no Brasil seja relevante e rara no cinema atual, a obra se mantém à distância de seus próprios personagens e temas. Personagens desaparecem da narrativa sem explicação, seja por mudanças de cidade ou retorno ao país de origem, e a relação entre imagem e protagonista parece deliberadamente instável.

Premiado no Festival de Berlim, o longa aborda questões de pertencimento, exclusão e preconceito. Os personagens transmitem uma melancolia contida, raramente expressam emoções intensas, enquanto as paisagens grandiosas criam um contraste: a sensação de que eles jamais pertencem plenamente ao espaço em que estão inseridos.

Apesar da frieza narrativa, Dormir de Olhos Abertos oferece um olhar único e sensível sobre o encontro entre culturas e as experiências de imigrantes, e é uma obra que vale a atenção de quem busca cinema reflexivo e provocativo.

NOTA: 4 | de 5

Dormir de Olhos Abertos | Distribuído pela Sessão Vitrine Petrobras, o filme estreia nos cinemas em 11 de setembro.

FICHA TÉCNICA
Direção:
 Nele Wohlatz
Produção: Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justine O., Roger Huang, Violeta Bava, Rosa Martínez Rivero, Meike Martens, Nele Wohlatz
Roteiro: Nele Wohlatz, Pío Longo
Direção de Fotografia: Roman Kasseroller
Direção de Arte: Diogo Hayashi
Figurino: Rita Azevedo
Produção Executiva: Dora Amorim, Maurício Macedo
Gerência de Produção: Mariana Jacob
Montagem: Yann-shan Tsai, Ana Godoy
Som Direto: Javier Farina
Direção de Som: Mercedes Tennina, Tu Duu-Chih
Mixagem de Som: Sebastián González, Tu Duu-Chih
Correção de Cor: Hung Wen Kai
Supervisão de Efeitos Visuais (VFX): Tu Wei Ting
Ano e países de produção: Brasil, Argentina, Taiwan e Alemanha, 2024
Duração: 97 min

ELENCO
Liao Kai Ro
 …………… Kai
Chen Xiao Xin …………… Xiaoxin
Wang Shin-Hong …………… Fu Ang
Nahuel Pérez Biscayart …………… Leo
Lu Yang Zong …………… Yang Zong

Criador de conteúdo do ON Pop Life, é apaixonado por cinema, cultura geek e pop japonesa. Atua há mais de 10 anos na cobertura de eventos, shows e já organizou eventos de anime.