
‘Ainda Não É Amanhã’, primeiro longa-metragem da pernambucana Milena Times — premiada diretora dos curtas Represa (2016) e Au Revoir (2013) — estreia nos cinemas no dia 5 de junho, após uma passagem marcante por importantes festivais. A estreia internacional aconteceu no Festival de Mar del Plata, na Argentina, e a estreia nacional no Festival do Rio, onde Mayara Santos conquistou o prêmio de Melhor Atriz na mostra Premiere Brasil Novos Rumos (2024). No 20º Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador (BA), o filme levou Melhor Direção para Milena Times e mais um prêmio de atuação para Mayara Santos.
Produzido por Dora Amorim, Júlia Machado e Thaís Vidal, o longa é uma coprodução da Espreita Filmes, Ponte Produtoras e Ventana Filmes, com distribuição da Embaúba Filmes.
A trama acompanha Janaína (Mayara Santos), uma jovem negra de 18 anos criada pela mãe (Clau Barros) e pela avó (Cláudia Conceição) em um conjunto habitacional na periferia do Recife. Bolsista em uma faculdade de Direito, ela está prestes a se tornar a primeira da família a conquistar um diploma universitário. Mas tudo muda quando descobre que está grávida. A partir daí, Janaína se vê obrigada a repensar seus planos, sua trajetória e o peso das escolhas que carrega — não só as suas, mas também as de quem veio antes dela
A narrativa de Ainda Não É Amanhã aposta em uma abordagem íntima e sensível, acompanhando de perto a vivência da protagonista para discutir, com delicadeza e profundidade, os dilemas em torno de uma gravidez não planejada em um país onde o aborto é criminalizado. É no cotidiano da personagem — entre silêncios, tensões familiares e afetos — que se revelam as violências e desigualdades de uma sociedade conservadora, mas também as brechas possíveis para acolhimento, escuta e transformação.
Sobre o tema, a diretora Milena Times destaca: “A interrupção voluntária da gravidez acontece em todo o mundo, por inúmeros motivos, independentemente da legalização. As barreiras sociais e jurídicas apenas tornam o processo mais perigoso e invisível, sobretudo para mulheres com menos acesso à informação e recursos. Muito do sofrimento gerado vem, justamente, da criminalização, do silêncio e da desinformação.”
Desenvolvido desde 2016, o roteiro de Ainda Não É Amanhã foi finalista do Prêmio Cabíria de Roteiros e passou por importantes laboratórios de desenvolvimento, como o BrLab e o Cabíria Lab. Ao longo desses anos, o projeto passou por diversas transformações — muitas delas influenciadas pelas mudanças políticas e sociais no país. “Em vez de avançarmos no debate, temos assistido a ataques sistemáticos a direitos já garantidos por lei. Por isso, discutir esse tema me parece ainda mais urgente”, afirma a diretora Milena Times.
O elenco, dirigido por Amanda Gabriel, reúne nomes como Mayara Santos — premiada por sua atuação no Festival do Rio e no Panorama Coisa de Cinema —, Clau Barros e Cláudia Conceição. Também integra o time a artista visual Bárbara Vitória, que venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Fest Aruanda, no papel de Kelly, a melhor amiga da protagonista, além de Mário Victor, que interpreta o namorado de Janaína.
A direção de arte assinada por Lia Letícia e a fotografia de Linga Acácio — premiada por filmes como Estranho Caminho, de Guto Parente — reforçam a atmosfera intimista da narrativa. O trabalho de som, conduzido por Martha Suzana e Nicolau Domingues, alterna entre a organicidade do cotidiano e a dimensão sensorial que marca momentos de suspensão e conflito profundo vividos pela personagem principal.
Sinopse: Janaína é uma jovem de dezoito anos que mora com a mãe e a avó em um conjunto habitacional na periferia do Recife. Ela é a primeira pessoa da família a entrar na universidade, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que ela havia traçado.
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Milena Times
Elenco: Mayara Santos, Clau Barros, Cláudia Conceição, Bárbara Vitória, Mário Victor, Guta Menelau, Lalá Vieira.
Produção: Espreita Filmes, Ponte Produtoras, Ventana Filmes
Produção: Dora Amorim, Júlia Machado, Thaís Vidal
Direção de Produção: Henrique Lapa
Coordenação de Produção: Arícia Alves e Victor Alencar
Casting: Bruna Leite
Preparação de Elenco: Amanda Gabriel
Assistentes de Direção: Anny Stone, Cecília da Fonte, Bruna Leite, Isa Sena
Direção de Fotografia: Linga Acácio
Gaffer: Carlinhos Tareco
Direção de Arte: Lia Letícia
Figurino: Libra Lima
Caracterização: Andrea Afonso
Som Direto: Martha Suzana
Desenho de som, Mixagem e Trilha Original: Nicolau Domingues
Montagem: Marina Kosa
Finalização de Imagem: Estúdio Arco
Colorista: Brunno Schiavon
Gênero: drama
País: Brasil
Ano: 2024
Duração: 77 min.
Distribuição: Embaúba Filmes
Ainda Não É Amanhã conta com patrocínio da Ancine, FSA e BRDE e incentivo do Funcultura/ Fundarpe/ Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura/ Fundação de Cultura Cidade do Recife/ Secretaria de Cultura/ Prefeitura do Recife.
Publicar comentário