×

AbleGamers Brasil estará presente na gamescom latam 2025

A AbleGamers Brasil, ONG sem fins lucrativos dedicada a combater o isolamento social, fomentar comunidades mais inclusivas e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência por meio dos videogames, tem o prazer em anunciar que novamente  estará presente na gamescom latam. Trata-se da edição latina do maior evento de games do mundo, que acontece entre os dias 30 de abril até 4 de maio de 2025 – período que inclui o primeiro dia, quando a entrada no evento é exclusiva para imprensa e membros da indústria.

A atuação da AbleGamers Brasil em conjunto com a gamescom latam visa fomentar a acessibilidade da experiência dos gamers por todo evento, que esse ano acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo. Assim que entrarem no local, as pessoas com deficiência serão recepcionadas e receberão apoio de acessibilidade e orientações para aproveitar ao máximo a visita.

Somado a isso, o espaço maior da edição deste ano contará com diversos recursos pensados para a inclusão de todos os visitantes, como um pavilhão plano, rampas de acesso, elevadores e cadeiras de rodas disponíveis. Além disso, pessoas com deficiência contarão com espaços dedicados além de terem direito a filas preferenciais e meia-entrada.

Para engajar e incluir todos os gamers, a gamescom latam contará, além das adaptações do ambiente físico, com recursos como:

Serviços de libras disponíveis por meio de totens e tablets com aplicativos específicos para atendimento em tempo real
Audiodescrição de pontos específicos do evento e mapa tátil para orientação de pessoas com deficiência visual
Sala de descompressão dedicada a visitantes neuro divergentes, equipada com sinalização facilitada e ícones comunicativos
Estações de jogo com controles adaptados, além de demonstração de tecnologias assistivas

Acessibilidade nos jogos

Além de todas as ações que poderão ser percebidas por todo o evento, haverá duas estações acessíveis com todos os jogos do gamescom latam BIG Festival instalados, permitindo que PcDs jogá-los com um controle adaptado UMAGIC (Universal Modular Adaptive Gaming Interface Controller). Esse controle de videogame universal foi desenvolvido em uma parceria da AbleGamers Brasil com a Bolha, estúdio de tecnologia criativa, e foi apresentado ao mercado na edição 2024 da gamescom latam.

A parceria com a gamescom também se estende para o ingresso social, que inclui uma doação de R$ 10 do ingresso diário ou R$40 no ingresso tipo 4 Dias, dividido entre as instituições AbleGamers Brasil e SOS Mata Atlântica. Os ingressos sociais estão disponíveis e, na hora da aquisição, o valor da doação já está incluso no preço final do ingresso. Para comprá-los, acesse o site oficial da gamescom latam. Aqueles que quiserem doar uma quantia diferente, podem fazê-lo por meio deste link ou via pix para brazil@ablegamers.org. 

 

Agenda do Evento

– Quarta (30 de abril): das 13h30  às 21h (apenas para credenciais B2B, imprensa, creators e convidados)
– Quinta e sexta-feira (1 e 2 de maio): das 9h30 até às 21h;
– Sábado (3 de maio): 11h até às 21h;
– Domingo (4 de maio): 11h até às 20h.

Os ingressos podem ser comprados no site oficial do evento com preços a partir de R$140 (meia-entrada) e com ingresso social a partir de R$170 para dias únicos. Para quem deseja uma experiência ainda mais completa, há o pacote de ingresso que dá direito à entrada nos 4 dias de evento a partir de R$440 (meia-entrada) e R$ 560 (ingresso social). Clientes Visa Ourocard Banco do Brasil têm 30% de desconto no valor da entrada inteira. 

O Ingresso Social inclui doações para a SOS Amazônia (ONG que promove a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental) e para a AbleGamers Brasil (Organização sem fins lucrativos que promove a acessibilidade em eventos e jogos).  

gamescom latam tem patrocínio master do Banco do Brasil; patrocínio da Claro, Seara e TNT; parceria B2B com a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e com a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) por meio do Projeto Jogos do Brasil; realização da gamescom latam, Adesampa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, da Omelete Company e da Koelnmesse (uma divisão da gamescom, uma marca da game), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Publicar comentário