A Fundação Padre Anchieta realizou na manhã desta quarta-feira (3/12) um evento para apresentar a atual gestão da TV Cultura e dar uma prévia das principais novidades programadas para 2026. A ocasião reuniu integrantes da diretoria, representantes do mercado publicitário, jornalistas e parceiros estratégicos da emissora.
Além de Neca Setubal, presidente do Conselho Curador, participaram do encontro Maria Angela de Jesus, presidente da FPA; Beth Carmona, vice-presidente; e Isabel Borba, diretora Comercial, Marketing e Digital. A secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, também marcou presença no encontro.
Entre os destaques já anunciados para o próximo ano, estão o retorno de dois programas queridos do público, Vitrine e Bem Brasil, a comemoração dos 40 anos do Roda Viva, a estreia de um documentário especial sobre Roberto Rivellino e a chegada de Rita Lisauskas à bancada do Jornal da Cultura em 29 de dezembro.
No discurso de abertura, Maria Angela celebrou as conquistas dos primeiros meses de gestão, como os reconhecimentos recebidos em 2025 e os resultados da campanha SOMOS CULTURA, premiada com Ouro no GEMA Awards Latin America. Ela também reforçou o trabalho que vem sendo conduzido para fortalecer a marca da emissora.
Segundo a presidente: “A emissora ganha um novo vigor, a partir de uma grade mais horizontal e identificável para o público, que já tem sido implementada. Isso é fundamental para manter o telespectador atento ao canal, à espera de seu programa preferido, ao contrário de uma programação com muitas variações de atrações e horários (…) Para marcar as transformações, foi criada a marca ‘Somos Cultura’, já no ar. Ela serve tanto para os nossos colaboradores, quanto para o público, que já tem nos enviado mensagens citando ‘Somos Cultura’”.

Neca Setubal, Maria Angela de Jesus, Beth Carmona e Isabel Borba
Foto Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura
Ela também mencionou as oportunidades trazidas pela TV 3.0 e o recém-criado Núcleo de Inovação, que vai apoiar o desenvolvimento de novos formatos e a capacitação de jovens profissionais. “Essa é uma transformação imensa e que nos abre inúmeras possibilidades. Nesse novo cenário, o telespectador se torna um tele-participante, tendo em suas mãos os recursos da internet dentro dos seus canais de TV aberta”, afirmou.
Beth Carmona reforçou que a emissora tem passado por ajustes relevantes na grade, como o novo formato ao vivo do Antimatéria e a ampliação do Metrópolis, além de estreias de séries e documentários.
Representando o Conselho Curador, Neca Setubal falou sobre o fortalecimento das relações institucionais: “A gente tem que abrir novos parceiros, novas portas, mas também a gente tem parceiros que podem ser institucionais, que também é muito importante”.

Apresentadora Adriana Couto
Foto Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura
Encerrando as falas, Isabel Borba reforçou a importância da participação das marcas no novo momento da Cultura: “Eu quero que todos saiam com um questionamento de ‘eu conheço, de fato, a Cultura?’ e ‘como posso contribuir?’. Eu acho que essa é a grande diferença. E contribuir de forma significativa para o crescimento e para a manutenção, porque a Cultura é um patrimônio cultural.”


