O universo do cinema francês no Brasil acaba de ganhar uma dimensão extra, literalmente. Dentro da programação do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil, uma semana inteira será dedicada às experiências imersivas e às tecnologias que estão transformando a forma de contar histórias. De 8 a 12 de dezembro, o Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, no Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1.230), recebe uma série de atividades gratuitas, com vagas limitadas e tradução simultânea. Workshops, masterclass e painéis especiais irão aproximar o público das possibilidades narrativas da realidade virtual (VR).
A abertura fica por conta de uma masterclass na segunda-feira, dia 8, das 17h às 20h, conduzida pelo premiado cineasta francês Mathias Chelebourg, um dos principais nomes mundiais da narrativa em VR. Ele apresentará uma visão completa da linguagem, das tendências e dos caminhos futuros da realidade virtual, além de discutir modelos de mercado e o impacto de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, na criação artística.
Nos dias 9, 10 e 11, no mesmo horário, o evento se transforma em um grande laboratório criativo. O público inscrito participará de exercícios práticos, vivências com obras imersivas e reflexões sobre dramaturgia no ambiente virtual. Tudo novamente com a orientação de Chelebourg, que reúne no currículo trabalhos marcantes como Doctor Who: The Runaway, Baba Yaga, vencedor de três prêmios Emmy, e experiências exibidas na Bienal de Veneza e no Festival de Tribeca.
A programação termina no dia 12 de dezembro, com três painéis voltados ao futuro da criação imersiva. Sob moderação de Alexandre Calil, produtor e curador com forte atuação em XR, especialistas convidados irão debater processos criativos, similaridades entre as cenas francesa e brasileira, além dos desafios de distribuição, formação de público e estratégias de mercado para esse tipo de conteúdo.

Mostra de filmes em Realidade Virtual
Paralelamente às atividades, o festival promove pelo terceiro ano consecutivo, uma mostra gratuita de obras em VR em São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, as sessões seguem até 10 de dezembro, das 14h às 21h, também no Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual. A curadoria é assinada por Michel Reilhac, referência internacional em imersão e fundador da Venice VR no Festival de Veneza.
A seleção apresenta cinco produções francesas que exploram diferentes abordagens narrativas e estéticas em 360º, incluindo:
Danse, danse, danse – Matisse
Imersão pela obra e movimento que inspiraram Henri Matisse
Less than 5gr of Saffron
Um drama sensível sobre migração, memória e sobrevivência
Jack and Flo
Uma história tocante sobre amizade em um mundo isolado
Marins des glaces
Expedição documental pela Antártica e seus desafios ambientais
La triste histoire de la petite souris qui voulait devenir quelqu’un
Uma sátira natalina sobre ambição e solidão corporativa
Cinema francês na tela grande
Além do foco em VR, o Festival segue até 10 de dezembro em cinemas de diversos estados do Brasil com 20 longas inéditos e um clássico, celebrando a diversidade criativa do cinema francês. São obras exibidas em Cannes, Veneza e grandes festivais do mundo, estreladas por talentos como Isabelle Huppert, Omar Sy, Vanessa Paradis, Pierre Richard e muitos outros.

Semana de Imersão em VR
Local: Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual – Shopping Cidade São Paulo
Datas: 8 a 12 de dezembro
Horário: 17h às 20h
Atividades: Masterclass, Workshops e Painéis
Inscrições: gratuitas (com vagas limitadas) AQUI
Mostra de Filmes em VR
Local: mesmo endereço – 2º subsolo
Quando: até 10 de dezembro
Horário: 14h às 21h
Entrada franca


