
Na edição deste ano do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o longa “Assalto à Brasileira”, dirigido por José Eduardo Belmonte, se destacou ao levar três prêmios. A exibição aconteceu no Cine Brasília, em 18 de setembro, dentro da Mostra Competitiva Nacional, e a consagração veio na noite de encerramento do evento.
O filme rendeu a Murilo Benício o prêmio de Melhor Ator por sua interpretação de Paulo, um jornalista recém-demitido que se envolve por acaso em um assalto. Já Christian Malheiros foi reconhecido como Melhor Ator Coadjuvante, no papel de Moreno, um dos líderes da ação. Para completar, o longa conquistou ainda o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, consolidando seu impacto junto ao público.
Inspirado no famoso assalto ao Banestado de Londrina, em 1987, até hoje considerado o maior em número de reféns da história do Brasil, o longa revisita o episódio sob uma ótica satírica e bem-humorada. Na ocasião, sete homens invadiram a agência, fizeram mais de 300 reféns e exigiram 30 milhões de cruzados, além de um ônibus para a fuga. O episódio mobilizou a cidade inteira e gerou até simpatia popular pelos assaltantes, em meio a um país assolado pela crise econômica e pela inflação.
Assista o trailer:
Belmonte recria o episódio com doses equilibradas de ação e comédia, trazendo também Robson Nunes no papel de Barba, parceiro de Moreno, e Paulo Miklos como o policial Fonseca, responsável pelas negociações. O resultado foi recebido com entusiasmo pelo público, que reagiu às trapalhadas dos personagens e à crítica social embutida na narrativa.
Críticos também destacaram a energia da produção. Para Luiz Zanin (Estadão), o longa “tem ritmo, diverte e deve dialogar bem com o público quando for lançado em circuito comercial”. Já Maria do Rosário Caetano (Revista de Cinema) ressaltou que Belmonte soube “dosar ação e comédia com equilíbrio”.
Em breve nos cinemas
Produzido pela +Galeria, Santa Rita Filmes e Grupo Telefilms, com roteiro de L.G. Bayão, “Assalto à Brasileira” reforça a vitalidade do cinema nacional ao transformar um episódio marcante da crônica policial em sátira afiada e de fácil conexão com o público.
Publicar comentário