
Depois de emocionar plateias nos cinemas, “Sol de Inverno”, delicado drama do diretor japonês Hiroshi Okuyama, chegou ao streaming na quinta-feira (26). Disponível para compra e aluguel no Now, Vivo Play, iTunes, Microsoft e Google Play, o filme ganhou destaque internacional ao estrear na prestigiada mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, e foi eleito um dos cinco melhores do ano pela tradicional revista japonesa Kinema Junpo.
Inspirado por uma canção da dupla folk Humbert Humbert e pelas memórias de infância do próprio diretor, o longa acompanha Takuya, um garoto de 10 anos que encontra na patinação artística uma forma de expressão e descoberta. Em meio a silêncios, neve e gestos contidos, o filme revela camadas profundas da sociedade japonesa, como o machismo e a repressão à diversidade, em um retrato sensível e silenciosamente corajoso.
A crítica internacional se rendeu ao olhar singular de Okuyama. O The Hollywood Reporter classificou o filme como uma “joia escondida”, enquanto a Variety destacou sua beleza visual e a construção poética da narrativa. Para garantir autenticidade nas sequências no gelo, o diretor escalou dois jovens patinadores sem experiência prévia como atores, uma aposta que rendeu prêmios de revelação para Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi. Ao lado deles, o veterano Sôsuke Ikematsu também foi reconhecido pela crítica por sua atuação como o enigmático treinador Arakawa.
“Sol de Inverno” é uma obra que desliza entre o lirismo e a crítica social, comovendo por tudo o que deixa nas entrelinhas, agora acessível ao público de todo o Brasil.
Rodado nas paisagens geladas da ilha de Hokkaido, no norte do Japão, o filme estreou no Brasil durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com salas lotadas.
SINOPSE: Numa pacata ilha japonesa, a vida gira em torno da mudança das estações. O inverno é época de hóquei no gelo na escola, mas o jovem e introspectivo Takuya não está muito entusiasmado com isso. Seu verdadeiro interesse está em Sakura, estrela em ascensão da patinação artística. O técnico da jovem, o ex-campeão no esporte Arakawa, vê potencial no garoto e o convida para formar uma dupla com ela para uma próxima competição. À medida que o inverno persiste, os sentimentos aumentam e as duas crianças formam um vínculo profundo e harmonioso. Mas mesmo a primeira neve eventualmente derrete.
PRÊMIOS
- Festival de Cannes — seleção oficial da mostra Un Certain Regard
- Taipei Film Festival — Prêmio Especial do Júri
- Academia Japonesa de Cinema — vencedor em revelação do ano, Keitatsu Koshiyama
- Kinema Junpo Awards — vencedor na categoria revelação, Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi, e ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu
- Blue Ribbon Awards — indicado nas categorias de revelação, Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi, e ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu
- Mainichi Film Concours — vencedor em melhor ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu
- Hochi Film Awards — vencedor na categoria revelação, Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi
- Asian Film Awards — indicado em melhor ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu
ELENCO
Keitatsu Koshiyama …………… Takuya
Kiara Takanashi …………… Sakura
Sôsuke Ikematsu …………… Arakawa
Ryuya Wakaba …………… Igarashi
Maho Yamada …………… Maho Mikami
Yunho …………… Kousei
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Hiroshi Okuyama
Produção: Toshikazu Nishigaya, Yuki Nishimiya e Masa Sawada
Fotografia: Hiroshi Okuyama
Montagem: Hiroshi Okuyama
Direção de Arte: Norifumi Ataka
Música: Yoshinari Sato
Som: Kosuke Yanagida
Ano e país de produção: Japão/França, 2024
Duração: 90 minutos
Publicar comentário