
“O Melhor Amigo” filme de Allan Deberton baseado no curta de 2013, traz uma história com paixões do passado, com um mergulho na cultura brasileira, trazendo referências da comunidade LGBTQIA+ em um musical romântico.
A forma como é contada a história, onde em momentos importantes dos personagens, seus sentimentos são transmitidos em forma de música é sensacional. Já vi outras produções nesse mesmo estilo tanto americanas como japonesas, e “O Melhor Amigo” trouxe o lado brasileiro de forma genuína com canções clássicas da cultura brasileira.
A trama começa com Lucas frustrado com seu atual relacionamento com Martin (Léo Bahia), Lucas então decide viajar sozinho para Canoa Quebrada, no Ceará, e lá encontra um antigo amor, Felipe (Gabriel Fuentes). A partir dai começamos a entender o passado de Lucas e Felipe, e a jornada musical começa, envolvendo questões do passado e novas possibilidades para o futuro entre eles.
Durante a trama, percebemos que Lucas é indeciso, e ainda esta descobrindo coisas de si mesmo. Ele conhece muitas pessoas importantes nessa jornada, além de Felipe se envolver ainda mais com ele, e fazer Lucas sentir um turbilhão de emoções.
A forma que Lucas (Vinicius Teixeira) vivencia cada acontecimento, colocando seus sentimentos para fora, é extremamente envolvente. É muito interessante como o filme transita entre a realidade e os momentos musicais, onde todos que estão na cena participam, tornando aquele momento muito agradável de assistir.
A fotografia e a ambientação do filme é o que deixa tudo ainda melhor, gravado no Ceará em Canoa Quebrada, torna o cenário perfeito para história do filme, traz uma identificação para cada cena, combinando com as sensações que os personagens transmitem.
Os Atores Vinicius Teixeira e Gabriel Fuentes tem uma química realista que a todo momento você torce pelos dois, lembrando da história do passado que os dois viveram, e até se imaginando no lugar deles. Vinicius Teixeira entregou muito bem seu personagem, tímido e indeciso, entrega uma atuação espetacular. Gabriel Fuentes com todo seu talento, ficou muito a vontade sendo aquele garotão da praia no verão, combinando perfeitamente com a narrativa em suas cenas, e principalmente os momentos com Vinicius Teixeira.
A presença de Claudia Ohana mesmo que curta rouba cena, com todo seu talento ela traz um personagem importante para vida de Lucas. A personagem Estrela D’alva, me lembrou em alguns aspectos a personagem Dóra da novela ‘Vai na Fé‘ da Rede Globo.
A trilha sonora combina perfeitamente com todo o filme, as canções doas anos 80 e 90 se misturia com o ambiente e com os personagens, Conga Conga e Amante Profissional deixam a narrativa com mais emoção. Aliás Amante Profissional, é a primeira música a ser tocada, no momento que eles estão no restaurante, esse musical é o meu momento musical preferido. Os momentos da casa de Show Sal e Pimenta, são outro ponto forte do filme, a apresentação e Deydianne Piaf cantando Doce Mel (Bom Estar com Você) da Xuxa, com direitos a paquitas e a nave, trouxe muito humor. Em seguida a apresentação da Gretchen na casa de show também trouxe muita nostalgia com Melô do Piripipi e Conga Conga,
‘O Melhor Amigo’ além de representar a comunidade LGBTQIA+ com gírias que fazem parte da comunidade, traz também diversas referências aos anos 80 e 90. É um ótimo filme, uma das maiores surpresas do cinema brasileiro, não apenas por ser um filme musical, mas também por contar uma história de amor de uma forma tão leve e ao mesmo tempo intensa. A forma em que Allan Deberton trouxe as narrativas para Lucas se entender, e tomar decisões mesmo sendo difícil para ele, com certeza representa muitos brasileiros que tem ou já tiveram situações parecidas. Ressalto que ao trazer um filme musical brasileiro, algo que não é tão comum por aqui, foi um grande acerto. Brasil é um país rico musicalmente e espero que este filme incentivem outras produções deste mesmo estilo.
NOTA | 5/5
O filme estreou nos cinemas dia 13 de março.
Direção: Allan Deberton
Roteiro: Allan Deberton, Raul Damasceno, Otavio Chamorro e Pedro Karam
Elenco: Vinicius Teixeira, Gabriel Fuentes, Léo Bahia, Mateus Carrieri, Cláudia Ohana, Gretchen, Deydianne Piaf, Souma, Muriel Cruz, Mulher Barbada, Patrícia Dawson, Diego Montez, Walmick de Holanda, Solange Teixeira, Adna Oliveira, Gabriel Arthur
Direção de fotografia: Beto Martins
Direção de arte: Rodrigo Frota
Figurino: Chris Garrido
Maquiagem: Elen Barbosa
Som Direto: Guma Farias
Edição de Som e Mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Trilha Sonora Original: Herlon Robson
Assistência de Direção: Breno Baptista
Coreografia: Rômulo Vlad
Montagem: Germano de Oliveira e Victor Costa Lopes
Produtora Associada: Ariadne Mazzetti
Produção Executiva: Patrícia Baia e César Teixeira
Gênero: Comédia Romântica
País: Brasil
Ano: 2025
Duração: 94 min.
Publicar comentário