
O grupo francês Skáld, conhecido por explorar a cultura e a mitologia nórdica através de instrumentos tradicionais e canto em línguas antigas, desembarca no Brasil em 12 de setembro para uma apresentação inédita no Carioca Club, em São Paulo. A abertura ficará por conta da banda paulistana Yön, formada exclusivamente por mulheres e dedicada ao folk escandinavo. O evento é realizado pela Overload.
Formado em 2018 pelo produtor e compositor Christophe Voisin-Boisvinet, o Skáld tem em seu currículo passagens por grandes festivais europeus como Hellfest (França), Wacken (Alemanha) e Rock Oz’Arenes (Suíça). A banda se destaca pelo uso de tambores xamânicos, talharpa, citole, jouhikko, nyckelharpa e hurdy-gurdy, além de letras em nórdico antigo e outros idiomas escandinavos.
Seu disco de estreia, Vikings Chant (2019), ultrapassou 100 milhões de streams, enquanto os álbuns seguintes, Vikings Memories (2020) e Huldufólk (2023), consolidaram o grupo como uma das principais referências do folk nórdico contemporâneo.
“É uma jornada que nos faz sonhar com a natureza, as florestas, os rios e os mistérios presentes no folclore do Extremo Norte. É uma odisseia de medievalismo inspirado e fantasia, uma mistura de textos antigos e fontes mais recentes que datam da Idade Média“, afirma a banda.
Já a Yön nasceu em São Paulo e é formada por seis mulheres que mergulham nas tradições medievais e vikings para criar músicas próprias inspiradas em textos históricos, como as Eddas Poéticas. O nome, que significa “da noite” em finlandês, evoca a ancestralidade e a força feminina, traduzidas em uma sonoridade imersiva que recria o espírito das sagas e lendas escandinavas. Confira a versão da Yön para uma canção tradicional finlandesa, “Oi, Dai”, cujo lançamento foi destaque na Billboard Brasil:
Serviço
Skáld em São Paulo
📅 Data: 12 de setembro de 2025
🕖 Horário: 19h30 (abertura da casa)
📍 Local: Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros, São Paulo/SP
Ingressos: www.clubedoingresso.com/evento/skaldemsaopaulo-cariocaclub
Publicar comentário